Seleção Irlanda de Futebol

A Seleção Irlandesa de Futebol representa a Irlanda nas competições de futebol da FIFA.

Estádio nacional é o Aviva Stadium, é um estádio de futebol localizado na cidade de Dublin, na Irlanda com uma capacidade para 51.700 espectadores (todos sentados). É conhecido como Lansdowne Road (em irlandês: Bóthair Lansdúin), a UEFA refere-se a ele como a Arena de Dublin.

Camisolas Irlanda 2016 mantém usado camisolas e meias verdes e calças brancas, cores nacionais da Ilha da Irlanda.

Até o final dos anos 80, esteve à sombra dos vizinhos (e rivais) da Irlanda do Norte, cuja Seleção já havia disputado três Copas do Mundo (1958, 1982 e 1986). Ambas as seleções denominaram-se de “Irlanda” entre 1936 e 1953, quando a FIFA decidiu que a Irlanda independente seria chamada pelo seu nome oficial, “República da Irlanda”, enquanto a outra seria chamada de “Irlanda do Norte”.

O jogador de futebol mais conhecido da ilha é Roy Keane. Sem nenhum parentesco com Roy, o xará Robbie Keane tem sido o maior destaque da seleção neste início de século. Outros celebrados jogadores e ex-jogadores são Johnny Giles, John Aldridge, Paul McGrath, Packie Bonner, Tony Cascarino, Denis Irwin, Steve Staunton, Jason McAteer, Shay Given e Damien Duff, dentre outros.

Seu melhor desempenho em Copas do Mundo aconteceu na de 1990, quando classificou-se na primeira fase e acabou sendo eliminada nas quartas-de-final pela Itália. Naquela ocasião, terminara o Mundial em 8° lugar. (Curiosamente, foi a única seleção a chegar as quartas de finais de uma edição de Copa do Mundo, sem ter vencido nenhuma partida). Também não fez feio nos mundiais seguintes, conseguindo sempre passar de fase, sendo eliminada em ambos nas oitavas. Mas a Seleção Irlandesa também poderia ir para a Copa do Mundo de 2010, mas um passe de mão de Thierry Henry acabou com o sonho irlandês de ir a mais um mundial.

 

Esta entrada foi publicada em Seleção Nacional com as tags , , . ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *